Resonate.is

Hugo Centúrio
2 min readJun 15, 2018

É uma nova plataforma de streaming de música com o conceito #stream2own

#Stream2Own

De uma forma geral, para os artistas, as receitas do streaming ficam muito àquem e não se comparam com as vendas de downloads ou vendas físicas.

Para os serviços de streaming, o modelo de subscrição também não cobre os custos dessas mesmas plataformas.

É aqui que entra o Resonate.is

Este serviço pretende mudar as coisas introduzindo um método de (stream2own) de incremento gradual de preço à medida que um fã vai ouvindo uma música, começando a um preço muito baixo até finalmente atingir o preço equiparado a um download.

Este novo sistema de streaming/download é baseado num carregamento inicial (Top-up) e num modelo de paga o que usa (Pay-as-you-go) em vez do habitual modelo de subscrição mensal.

Exemplo prático:

O primeiro play de uma música custa 0.002 créditos.

O segundo play na mesma música o preço duplica: 0.004 créditos

O terceiro play custa 0.008… estás a ver o padrão?

O preço duplica a cada play na mesma música até atingir 1.022 créditos ao nono play. Aí a música está paga e pode-se ouvir sem pagar mais nada e poderá até ser feito o download da mesma.

9 plays e não 150!

Segundo a Resonate.is são precisos 150 plays no Spotify para obter o mesmo valor de um download enquanto que com o stream2own são apenas precisos 9 plays.

Quantas canções já ouviste 150 vezes?

No entanto o #stream2own não é só para disponibilizar melhores formas de pagamento aos artistas, é também para converter ouvintes casuais em fãs dedicados.

A psicologia do #stream2own

Este novo modelo de steaming é mais do que contabilidade inteligente, está relacionado com a forma de como os fãs sempre gostaram de música,… gradualmente ao longo do tempo.

Há medida que somos expostos cada vez mais a uma música, vamos criando ligações emocionais com os artistas e o que acontece a seguir será alguma forma de troca comercial (ida a concerto, compra de CD, etc.)

Isto acontece naturalmente porque se quisermos mais de um determinado artista será lógico que queiramos contribuir para que continue a fazer música para ouvirmos.

Com o Resonate.is este processo ocorre de forma transparente e sem esforço…é só continuar a ouvir.

Por enquanto o Resonate.is está em fase de crescimento e vai depender muito da exploração da plataforma pelos primeiros artistas e primeiros ouvintes.

O que achas deste modelo?

--

--

Hugo Centúrio

Escrevo sobre música, veganismo, inovação, sociedade e afins // harmrecords.com // Go Vegan🌱or go bust